segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Fatores Empresariais 2011

Hoje não restam mais dúvidas de que o Brasil ingressou em um período que acena com múltiplas oportunidades para as empresas crescerem e prosperarem em nosso país. Nossos acertos na gestão da economia nacional e nossa grande capacidade empreendedora privada tem resultado, num período mais recente, em taxas de crescimento econômico significativamente maiores do que a média mundial e, principalmente, maiores do que a média dos paises desenvolvidos.
Mas, muito embora o ambiente seja favorável ao crescimento empresarial, nem todas as empresas estarão aptas a aproveitar as oportunidades que daí surgirem. Isto, porque ainda possuimos no Brasil uma grande massa de empresas familiares, com baixo nível de profissionalização e com estilos de gestão que deixam muito a desejar, quando comparadas com as boas empresas que hoje operam no mercado internacional. E mais do que nunca, a competição ocorrerá com estas empresas internacionais, que buscam novas oportunidades de agregação de valor para os seus sócios nos mercados representados pelos BRICs. Também observa-se um fenômeno crescimento por aquisição, na consolidação de alguns setores, efetuado pelas melhores empresas nacionais, que apresentam uma capacidade financeira mais robusta e que já operam com um padrão de gestão de classe mundial. Estas, também serão fortes concorrentes das empresas que estejam menos preparadas ou que operem em escala insuficiente para o seu setor de atividade. Os exemplos para ilustrar estes fatos, estão em toda a parte. Basta se abrir um jornal para comprovar a sua existência.
Portanto, depois de anos de luta em um ambiente econômico desfavorável, que resultou na formação de ótimos administradores de crises, as empresas precisam buscar o desenvolvimento de novas habilidades, que as deixem preparadas para o aproveitamento das oportunidades deste novo momento econômico nacional, no qual a principal agenda é a do cresimento. As empresas que prosperarão neste novo ambiente necessitarão de FORTES LIDERANÇAS, capazes de contruir planos claros e consistentes de crescimento, com uma visão de curto médio e longo prazo, e que sejam capazes de alinhar toda a sua organização com esta nova visão estratégica. É necessária a criação PROGRAMAS DE CRESCIMENTO empresariais de forma consistente e contínua, que deverão ser suportados por um conjunto de planos de ação com metas e prazos muito bem definidos. As empresas precisarão também, apresentar uma alta SENSIBILIDADE AO MERCADO, através de um mapeamento constante de novas oportunidades e de novas tendências de comportamento dos clientes, que devem gerar movimentos rápidos e efetivos de adaptação nas abordagens de mercado. Será necessária uma cultura empresarial baseada na capacidade de GESTÃO CONTÍNUA DA MUDANÇA E DA INOVAÇÃO, tanto nas abordagens de mercado como na gestão operacional do negócio. Finalmente, as empresas deverão estar alinhadas em termos de custos e produtividade com as melhores empresas do seu setor, objetivando uma ALTA PERFORMANCE OPERACIONAL, que garanta a flexibilidade e a agilidade necessárias para que se obtenha um alto nível de competitividade empresarial.
Em muitos casos, estas habilidade antes mencionadas não representaram os fatores críticos de sucesso que tornaram as empresas vitoriosas em ambientes competitivos do passado. Mas as vitórias do passado não garantirão as vitórias no futuro. A identificação dos gaps no processo de gestão e a busca de conhecimento e estrutura para fortalecer a competitividade da empresa nos mercados presente e futuro, são um desafio a ser vencido por todos os empreendedores e organizações. A definição de um consistente plano de futuro, que vá além da visão atual de mercado e que se baseie nas tendências de um mercado que ainda está por vir, constituido por novos consumidores, novos produtos e por mercados ainda em fase de formação é que definirá o perfil dos novos vencedores. Portanto, voltemos as nossa parabólicas para o futuro e comecemos, desde já, a construí-lo. Afinal, como muito bem dizia nosso eterno mestre Peter Druker, "A melhor maneira de predizer o futuro é criá-lo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário