segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

Começa a Era Dilma

Dilma Rousseff faz festa histórica na capital federal ao tomar posse como a primeira mulher a comandar o Brasil. Transmissão do cargo foi marcada por muita emoção

Brasília - O primeiro dia de 2011 entrou para a História do Brasil com a posse da primeira mulher a chegar à Presidência da República. Dilma Rousseff (PT) recebeu a faixa presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no Parlatório do Palácio do Planalto, num momento muito emocionante para ambos. Ontem, a militante de esquerda, torturada durante a ditadura, não conteve as lágrimas. Em seu primeiro discurso como presidenta, no Congresso, Dilma chorou ao se lembrar dos companheiros de luta caídos. Chorou novamente ao se dirigir ao povo, já no Parlatório, quando falou de Lula e da união pelo crescimento do Brasil.
Agora é hora de trabalho, de união de todos nós pela educação das crianças e dos jovens, pela saúde de qualidade para todos, pela segurança de nossas comunidades. União para o Brasil continuar crescendo, gerando emprego para as atuais e futuras gerações”, disse, com a voz embargada, antes de parar um pouco para enxugar as lágrimas dos olhos.
A cerimônia de posse começou oficialmente pouco depois das 14h, debaixo de muita chuva em Brasília. Liderado por seis mulheres batedoras da Polícia Rodoviária Federal, o comboio deixou a Granja do Torto rumo à Catedral Metropolitana e para a Esplanada dos Ministérios. Neste primeiro momento, o tradicional desfile em carro aberto, um Rolls-Royce, não aconteceu, por causa da chuva. Mesmo assim, a presidenta abriu um pouco o vidro do carro para acenar para o povo. A Esplanada estava lotada de pessoas que queriam assistir ao momento histórico.

Ao chegar ao Congresso, outra multidão a esperava: a de aliados, que tentavam cumprimentar a presidenta e seu vice, Michel Temer (PMDB), antes que recebesse o termo de posse das mãos do presidente do Congresso, José Sarney.

A petista foi aplaudida várias vezes e os congressistas até puxaram o coro “Dilma, Dilma”. Na saída, o céu de Brasília já estava menos carregado. Ao lado da filha, Paula, Dilma pôde então entrar no Rolls-Royce e fazer o desfile em carro aberto, rumo ao Palácio do Planalto.
Agradecimento a Lula
No discurso, Dilma agradeceu a Lula pela experiência de ter tido como exemplo “um líder apaixonado por seu povo e por seu país”. Segundo ela, a alegria da posse se mistura à emoção da despedida de Lula. “Mas Lula estará conosco. A distância de um cargo não significa nada para um homem de tamanha grandeza e generosidade”, afirmou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário